Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Guia do Capitão Destinos São Sebastião - Episódio 03 - Navegando com a lancha Flórida 238, conhecendo uma Marina conceito da região e o Centro Histórico

Notícias

Guia do Capitão Destinos São Sebastião - Episódio 03 - Navegando com a lancha Flórida 238, conhecendo uma Marina conceito da região e o Centro Histórico

16/03/2024
Compartilhar

São Sebastião combina infraestrutura com cultura

 

Boracéia, Juréia, Engenho, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Camburi e Boiçucanga foram as praias visitadas no primeiro e segundo episódios do Guia do Capitão Destinos São Sebastião. Além de um punhado de ilhas paradisíacas bem ali em frente. Mas o privilegiado município do litoral norte de São Paulo tem muito mais ainda a oferecer. Para mostrar tudo isso, o CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, segue bordejando a costa a bordo de uma lancha Florida 238. Agora, levando o espectador a se surpreender com o requinte da infraestrutura náutica e conjunto de atrações culturais e históricas disponíveis no centro de São Sebastião.

 

Apaixonado pela região desde sempre, Marcio relembra que foi nas águas de São Sebastião que iniciou sua trajetória no universo encantador dos barcos. Ele conhece cada palmo desse litoral e dá início a esse episódio na Ponta da Pombada, no extremo norte da praia de Boiçucanga. À medida que ele vai avançando em direção ao canal de São Sebastião, vão sendo apreciadas, sempre daquele ponto de vista especial de quem está no mar olhando para a praia, Maresias, Paúba, Santiago, Toque-Toque, Pequeno e Grande, até uma parada estratégica num cantinho exclusivo.

 

É aí que  Marcio desvenda Calhetas, uma praia que passa a sensação de ser privada, devido ao difícil acesso por terra, o que mantém sua beleza incomparável acessível a poucos. Menção especial aqui às lindas filmagens de drone. Aproveitando a pausa na navegação para mergulho nas águas cristalinas, ele ressalta que é em momentos assim que fica explícito o quanto de prazer um barco pode oferecer, principalmente um com a versatilidade da Florida Marine 238.

O centro da cidade tem muito a oferecer

 

A lista de praias de sonho prossegue, Guaecá, Barequeçaba, Pitangueiras, com as duas últimas especialmente amigáveis a quem chega pelo mar, por serem bem abrigadas. Daí em diante a navegação já passa a ser feita dentro dos limites do canal de São Sebastião, e Marcio demonstra como é fácil ter acesso por barco ao centro da cidade, com um píer que permite o desembarque para seu parque de eventos e área de patrimônio histórico.

 

Antes de desembarcar para mostrar tudo que é possível conhecer nesse setor tão especial do município, rico em cultura e tradição, Marcio avança um pouco mais ao norte para atracar no píer da sofisticada Marina Igararecê. Pensa num lugar que tem tudo de bom a ser oferecido ao barco e seu dono. Desde heliporto homologado para voos noturnos, restaurante e piscina à beira mar, vagas secas e molhadas, serviço de manutenção completo de embarcações com até 70 pés e 40 toneladas, posto de abastecimento para seis barcos de uma vez, entre outras comodidades.

 

Infraestrutura de primeiro mundo, sem dúvida, o que torna o episódio ainda mais interessante, por dar essa oportunidade aos espectadores de conhecer o quanto São Sebastião está avançado nesse sentido. O bacana é que toda essa modernidade e conforto podem ser desfrutados por navegadores de passagem por São Sebastião, inclusive com a possibilidade de pernoite de barcos, desde que haja disponibilidade e seja feito um agendamento prévio.

 

Para finalizar o episódio, Marcio realiza um tour monitorado pelo centro histórico, disponível a quem quiser saber mais sobre como se deu a colonização de São Sebastião. São visitados casarões do século 18, e a igreja matriz, do século 17, que serviu de abrigo contra ataques de corsários e piratas. O guia explica detalhes da arquitetura bem preservada e das técnicas utilizadas nas construções, levando o espectador a uma viagem no tempo.

 

São muitas as opções de lazer para quem visita São Sebastião. Se for de barco e entre junho e agosto, as chances de avistamento de baleias são quase certas. A atividade pode ser feita através de agências especializadas, o que é o mais correto e seguro. Mas caso aconteça do encontro se dar por acaso, durante um passeio de barco, a  Secretaria de Turismo disponibiliza um guia de como proceder. Manter distância e nunca interagir com as baleias é fundamental.

 

 

Assista ao Guia do Capitão Destinos São Sebastião completo:

 

 

 

 

 

Redação Bombarco