- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Motor para veleiro Volvo Penta: Para quando faltar vento
PARA QUANDO FALTAR VENTO
Quem compra um veleiro quer vento. Mas como a natureza é imprevisível, às vezes pode não haver vento nenhum, ou estar soprando da direção oposta à desejada, talvez muito fraco, ou muito forte. Enfim, é nesses momentos que possuir um bom motor instalado no veleiro é fundamental. Nesse episódio do Guia do Capitão Produtos, Marcio Ishihara, CEO do Grupo Bombarco, ressalta a importância de fazer a escolha na hora de equipar seu veleiro com um motor, destacando a confiabilidade oferecida pelos produtos da Volvo Penta.
Como Marcio enfatiza ao longo do programa, na hora da decisão são vários os fatores a serem levados em conta. Não adianta, por exemplo, ter um motor bom mas que seja de difícil manutenção ou não conte com uma ampla rede de assistência. A Volvo Penta não só possui revendas espalhadas por todos os cantos navegáveis do planeta como também sabe da importância do motor poder receber os cuidados de um mecânico especializado a bordo do barco. Para isso o acesso às partes é simplificado, como Marcio exibe em seu tour pela casa de máquinas do veleiro utilizado na gravação.
O motor de 50 HP a diesel destacado, tem entre suas qualidades a combinação de robustez com economia. O gasto é de apenas 2,8 a 4 litros por hora no máximo. E isso apresentando uma entrega de torque excelente em baixas rotações, com uma trepidação mínima, além de ser muito silencioso. Marcio explica a importância de descomplicar tudo que for possível, para que a manutenção possa ser facilitada. Por isso os sensores são apenas dois, de óleo e temperatura de motor.
Em se tratando de uma empresa com mais de 100 anos de história como a Volvo Penta, um dos principais benefícios é poder contar com produtos plenamente testados e comprovados. O sistema integrado garante que, desde a propulsão até os controles, tudo funcione em sintonia. Ninguém quer ter um problema no meio do mar ou do outro lado do mundo sem ter como resolver, e a renomada marca sueca tem isso com prioridade.
Após as explicações mais técnicas gravadas no interior do barco, Marcio aproveita para lembrar que os motores Volvo Penta contam com uma garantia de 5 anos e um detalhado plano de manutenção para o mesmo período. Ele fecha o episódio com o teste do motor navegando por uma paisagem belíssima, com imagens que dão vontade de sair velejando mundo afora. Mas sempre com um bom motor, para garantir que mesmo sem vento o destino desejado será alcançado.
Assista ao Guia do Capitão Produtos completo:
Mais informações:
Volvo Penta
Instagram: @volvopentabr
Redação: Bombarco