- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Estaleiros
29/01/2024
Guia do Capitão Estaleiros - Azov Yachts - História de dedicação e disciplina
Na Azov Yachts o respeito ao cliente está acima de tudo
Para gravar esse episódio do Guia do Capitão Estaleiros, o CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, viajou até a sede da Azov Yachts, em Pernambuco. Visitando as modernas instalações do estaleiro, que vem surpreendendo o Brasil desde sua fundação, em 2019, e conversando com a família por trás do empreendimento, ele chegou a conclusão de que nada é tão importante quanto as pessoas.
São elas que determinam a qualidade do produto final. O comprometimento total é o grande diferencial. O que Marcio constatou é que o segredo do sucesso da empresa, que não para de crescer e tem como objetivo se consolidar no mercado mundial, está no respeito ao cliente acima de tudo.
O fundador e CEO da Azov Yachts, Carlos Avelar, é o primeiro a ser entrevistado no vídeo, e explica que a Azov nasceu de um sonho. Praticante de hipismo, ele trouxe para a construção de barcos a disciplina e concentração desenvolvidas nessa atividade. Para garantir a satisfação dos clientes, ele logo percebeu que teria que formar sua própria mão de obra dentro da empresa.
Para que o barco perfeito pudesse ser produzido, é fundamental que todos os funcionários trabalhem dentro de uma mesma cultura. Carlos demonstra isso percorrendo a fábrica ao lado de Marcio, dando exemplos de que o acabamento fino é o grande desafio. Para ter certeza de que o cliente vai receber o melhor produto possível, ele detalha os processos utilizados durante a produção para que nada escape do controle de qualidade. Como Carlos enfatiza: "não basta o insumo ser bom, é a instalação que vai fazer a diferença".
Coordenar um estaleiro onde tudo gira em torno de não abrir mão da qualidade, não é tarefa fácil. Para ajudá-lo nessa missão, Carlos tem suas duas filhas, Juliana e Ana Beatriz, ao seu lado. Juliana na parte de produção, percorrendo o chão de fábrica numa busca constante pelo aperfeiçoamento dos processos. Já Ana Beatriz está encarregada da parte administrativa e financeira. Completando o time, Paulo Rabelo, diretor comercial, que não faz parte direta da família, mas é como se fosse. Aliás, como diz Juliana, "a Azov faz barcos com amor e desde os funcionários aos clientes, todos são família".
O diretor comercial Paulo Rabelo, está na Azov Yachts desde o início, destaca que "para o tempo curto de vida da Azov, os números são muito expressivos. Já foram vendidas 30 unidades da Z260, 80 da Z380 e quase 70 da Z480". Para ele, isso é resultado da postura de investir na "qualidade para ter durabilidade", e também no "cuidado muito grande com o pós-venda, não importando a região". Cliente feliz é a melhor propaganda, sempre.
Acompanhando a conversa entre Marcio e Rabelo, o espectador fica sabendo dos planos do estaleiro em fabricar barcos de grande porte. Com os de 60 pés chegando ao mercado já no ano que vem, e as embarcações de 60 a 85 pés nos próximos dois anos. Tudo resultado de uma demanada criada a partir do respeito pelos clientes, que ao aprovar os barcos que compraram pedem por modelos maiores com a mesma qualidade, para não terem que sair da Azov.
Ao final do episódio do Guia do Capitão Estaleiros Azov Yachts, o CEO Carlos Avelar faz um convite para que os interessados em comprar um barco venham conhecer de perto como ele é fabricado. Nas sua palavras: "Os clientes se tornam amigos. Nós temos respeito pelo dinheiro do cliente. É importante ele vir ao estaleiro e conhecer as pessoas que estão por trás. Antes de fazer a compra, que deve ser decidida pela família, o cliente não pode agir pela emoção. Tem que ser bem pesquisada, visitar a empresa e navegar no barco, para só depois fazer o pagamento". Conselho sábio, de quem não tem nada para esconder e pensa na satisfação do cliente antes de tudo mais.
Assista do Guia do Capitão Estaleiros:
CONTATO AZOV
Instagram: @azovyachts
Site: www.azovyachts.com/
Telefones : (81)98802-5000 \ (81)99821-7912 \ (81)99801-1066 \ (81)98801-1005
Veja as embarcações produzidas pelo estaleiro clicando aqui.
Redação: Bombarco