- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Raio-X
FBM 320 HT: conforto e eficiência no modelo esportivo no Raio-X
A repaginação de um dos estaleiros mais tradicionais do Brasil trouxe consigo ótimas embarcações, como a FBM 320HT. O pernambucano FBM tem por tradição a inovação, qualidade e eficiência, e esses pilares podem ser percebidos nesse projeto de lancha esportiva com hardtop. O barco conta com ampla capacidade de embarque, área gourmet, mesa flutuante, conforto e modernidade. Com seus 32 pés, o preço da FBM 320HT fica em torno de R$470 mil, com motorização de popa de 300HP.
O design manteve o clássico da FBM, com proa angulada e linhas mais retas nos recortes. Duas janelas pontuam o casco em cada lado, próximas ao guarda-mancebo baixo, que se estende ao longo da proa. A targa voltada para trás brinca com as direções do projeto, dando movimento e firmeza na sustentação do hartop.
O projeto da FBM 320HT tem como opcional a posição do motor. Se utilizado na popa, como o modelo testado, se ganha mais espaço de circulação no cockpit. Caso a motorização seja de centro, então se ganha mais espaço na popa. Mas mesmo com o motor de 300HP ali, facilmente se circula e é possível curtir o churrasco no espaço gourmet, que conta ainda com pia e ímãs para segurar os talheres, e um paiol embaixo. Para apoio, cunhos dos dois lados, geleira, mais um paiol no chão, chuveiro de popa e uma escada com corrimãos fixos.
O acesso ao cockpit é feito a boreste, passando dois degraus, onde também se encontra a chave geral e uma boia circular. Dois bancos em U circulam uma mesa central que pode ser removida para dar mais espaço de confraternização. Embaixo dos bancos, um enorme paiol, onde seria posicionado o motor central. A bombordo, armários para objetos de uso diário e uma chaise acompanham a lateral do barco. A boreste, atrás do posto de comando, pega-mãos, uma geleira, uma cristaleira e porta-copos dão todo suporte para o passeio.
O posto de comando tem uma posição elevada, com duas posições de pilotagem: em pé ou sentado. O acelerador, chave de ignição e botoeiras ficam na lateral direita, dois porta objetos ajudam na organização da área. A esquerda do volante, o GPS, e acima, um arco com os relógios e medidores.
O acesso à proa é feito atravessando a cabine, pelo centro do painel. Alguns degraus levam até o ambiente aconchegante, onde duas camas de solteiro, que podem ser usadas também como sofás, se posicionam em cada lateral do barco. A iluminação e ventilação são feitas de forma natural, através das janelas. Há ainda um banheiro completo, com vaso, pia, armários e chuveiro.
Seguindo em frente na cabine, basta subir os degraus para acessar a proa - que tem um sofá em toda sua extensão de lateral. O guarda-mancebo baixo possibilita que os navegantes usem a área com o barco em movimento com mais segurança, mas com a embarcação parada, também é possível sentar-se no costado e curtir a vista.
No teste de navegação, a velocidade máxima foi de 40 KNOTS e o tempo de planeio de 9 segundos. Por conta da boca larga, de 2,98m, o casco passa muita segurança durante a navegação, afinal, quanto maior a base, mais firme sentimos a estrutura. Registramos de 0 a 15 nós em 9,96 segundos, e de 0 a 25 nós em 15,49 segundos. Nas curvas, também tivemos uma ótima resposta: muito conforto e fácil manuseio no teste.
Veja como a FBM 350HT foi em todo o Raio-X, com Marcio Ishihara, direto da Praia de Carneiros, Tamandaré-PE, para o Bombarco:
Ficha técnica do Raio-X da FBM 320 HT:
Local: Praia de Carneiros - Tamandaré - PE
Pessoas na embarcação: 3
Escala Beaufort: Força 2
Combustível total/teste: 200/100 litros
Tanque de água total/teste: 100/50 litros
Embarcação
Fabricante: FBM Boats
Modelo: FBM 320 HT
Motorização: 300hp popa Verado
Rabeta: 25 Polegadas
Peso do Casco: 2500 kg
Medições
0 à 15 nós em: 9,96s
0 à 25 nós em: 15,49s
Velocidade máxima: 40 nós
Tempo de planeio: 9 segundos
Cruzeiro econômico
Velocidade: 25 nós
RPM: 3800
Consumo: 39 l/h
Autonomia: 5h
Redação: Equipe Bombarco