- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Como escolher a marina certa?
Entenda como escolher uma marina.
Para aproveitar seu barco ao máximo, é fundamental acertar na escolha da marina em que você vai deixá-lo abrigado. Como o CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, deixa claro nesse vídeo, não existe uma marina que seja ideal para todos os proprietários de embarcações. Cada dono de barco tem suas necessidades particulares e deve buscar a marina que seja mais adequada ao seu estilo de vida. Ao acompanhar Marcio nesse passeio de barco em que ele vai dando dicas sobre o assunto, você vai poder tirar suas próprias conclusões de qual deve ser a marina certa para você e seu barco.
Como ponto de partida para dar exemplos do que levar em conta na hora de decidir onde hospedar sua embarcação, Marcio escolheu as instalações da Marinas Nacionais, localizada no Guarujá, às margens do canal de Bertioga. Referência quando se fala de marinas no Brasil, tendo conquistado o Prêmio Bombarco 2020 de melhor do ano, a Marinas Nacionais foi também a primeira marina do estado de São Paulo a receber a Bandeira Azul, um selo de excelência ambiental e operacional reconhecido internacionalmente. Marcio explica em detalhes o que uma marina desse porte, com os mais sofisticados serviços disponíveis para seus clientes, incluindo um clube com piscina, vestiário, playground, bar e restaurante de padrão internacional, pode oferecer.
Certamente que tudo isso tem um custo e Marcio destaca que é necessário analisar se ele cabe no bolso do cliente. Como ele diz, existem marinas bem mais em conta que irão cumprir a missão também. Em última análise, o que se busca é uma marina capacitada para manter seu barco abrigado em um lugar seguro e ter como colocá-lo na água com agilidade quando você decidir fazer uso. Para isso não é necessário nenhum luxo ou extravagância, só o que não pode faltar é profissionalismo por parte dos responsáveis pela marina. Obviamente, o padrão de atendimento nas Marinas Nacionais está num patamar elevadíssimo, e a intenção do vídeo é que o espectador, ao entender tudo que uma super marina pode oferecer, possa decidir o que é prioridade para ele.
Cada dono de barco vai ter sua prioridade
Logo de início, um dos fatores decisivos na escolha da marina é a localização da mesma em relação à residência do proprietário, seja a permanente ou aquela em que se hospeda quando vai navegar. Sem dúvida, o quanto mais próximo e de fácil acesso, melhor. Mas deve se levar em conta também o local que se pretende navegar e frequentar com o barco. Como exemplo Marcio explica que escolheu a Marinas Nacionais para hospedar seu barco pois ela não só fica a meia hora de onde ele mora, mas também a esse mesmo tempo de navegação do Canto do Indaiá, seu destino favorito nos passeios de barco em família e com os amigos.
Outro ponto importante é verificar se a marina é abrigada, permitindo que o barco possa sair quando as condições de tempo e mar não estão as mais favoráveis, como em dias de ventania e fortes ondulações. A marina ideal deve permitir que o barco seja colocado no mar em qualquer condição, ficando por conta do proprietário decidir se vai querer encarar o mar bravo, ou buscar um local mais tranquilo para desfrutar o dia. No caso de ter o barco nas Marinas Nacionais, como o Marcio, é possível estar aproveitando o mesmo com frequência bem maior do que em outros lugares menos abrigados. Inclusive Marcio exibe cenas durante o programa em que pratica wakesurf no canal de Bertioga, onde as condições para navegar sempre estão calmas, permitindo a prática de uma variedade de esportes aquáticos.
Como Marcio enfatiza, um passeio de barco pode também ser um passeio cultural, gastronômico, de compras, de pescaria, e a escolha da marina deve levar em conta o que a localidade e suas cercanias disponibilizam nesse sentido. Ele mostra como, ao sair da Marinas Nacionais em seu barco, pode em pouco tempo comprar frutos do mar fresquinhos com facilidade no mercado pesqueiro de Bertioga, ou visitar pontos históricos da cidade, como um dos fortes mais antigos do Brasil, ou quem sabe escolher um bom restaurante, entre os vários disponíveis à beira do canal, para uma saborosa refeição.
Assistindo esse vídeo com atenção vai ficar bem mais fácil para você escolher sua marina ideal. Nesse texto foram mencionados alguns fatores a serem considerados, mas no vídeo Marcio vai bem mais longe, destacando também tudo que é importante para o barco, desde um bom píer, galpões bem organizados e mantidos, assistência técnica no local ou cercanias, entre outros. Ele fala também dos preços e as razões pelas quais eles podem variar tanto. Se você quer informações úteis no momento da decisão, preste atenção nas dicas que o Marcio está dando aqui.
Redação: Bombarco