- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Produtos e Serviços
Ar-condicionado Kalani da H-Tec Náutica - entenda a diferença entre os sistemas de ar condicionado chiller e self para barcos
Alguém já te recomendou assistir um vídeo sobre ar condicionado? Parece ser um assunto pra lá de chato, correto? Não mesmo, chato é seu ar condicionado travar no meio do mar, deixando você no maior calorão, sem ter como explicar a falha para os convidados a bordo, e arrependido de não ter aceito a sugestão daquele amigo. E além do mais, nesse episódio do Guia do Capitão Produtos, o CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, e o proprietário da H-tec, Humberto Rocha, conseguem explicar tudo que você precisa saber sobre ar condicionado para barcos de uma forma leve e fácil de compreender.
A aula vai começar, preste atenção. Não aqui, no vídeo. Nela você vai ficar conhecendo as diferentes potências e usos da linha Kalani de ares-condicionados náuticos. Orgulhosamente fabricados no Brasil pela H-tec, os aparelhos da Kalani acompanham padrões internacionais a custos mais acessíveis e manutenção prática e rápida. Como, num episódio anterior, também gravado com a consultoria do Humberto, já foram apresentadas soluções para barcos pequenos e médios, nesse o assunto principal são o que usar em embarcações acima de 50 pés.
O primeiro tópico tratado é a diferença entre os sistemas chiller e self. Humberto começa sua explicação comentando que essa é “a pergunta que todo mundo faz”, e capricha no detalhamento da resposta. Uma das principais vantagens do chiller é que ele fica acomodado na casa de máquinas, proporcionando uma diminuição do ruido no ambiente que está sendo atingido. Recomendado para embarcações maiores, o chiller é mais econômico por poder potencializar seus efeitos em cada ambiente de acordo à necessidade do momento, acarretando numa maior eficiência.
Capacidades, tamanhos e preços variam muito de acordo com o barco e o lugar onde ele navega. Humberto explica que os materiais utilizados na fabricação da linha Kalani são importados, o que garante a qualidade, mas os aparelhos são tropicalizados para as condições de navegação brasileiras. O bacana de acompanhar o que ele vai passando é que são dados vários exemplos reais, que facilitam a visualização da aplicação no barco.
Isso fica mais claro ainda na hora de demonstrar os displays, que recebem da H-tec um cuidado especial para que o controle da temperatura nunca falhe. Confira o vídeo. Você vai se surpreender com a quantidade e qualidade das informações que poderão ser úteis na escolha de um sistema de ar condicionado para seu barco. Afinal de contas, o que todo mundo quer é ter o barco na temperatura certa.
Assista ao Guia do Capitão Produtos completo:
Redação: Bombarco