Volvo lança nova geração do Glass Cockpit e e-Key Remote para facilitar ainda mais a navegação
Focada em uma navegação fácil, a nova geração do Glass Cockpit ampliou a colaboração entre a Volvo Penta e a Garmin na criação de um
sistema avançado de monitoramento e controle. Disponível para embarcações de todos os tamanhos, o Glass Cockpit
conecta a tecnologia de navegação da
Garmin com o Electronic Vessel Control (EVC), o sistema eletrônico de controle
de embarcação da Volvo Penta. O aplicativo all-in-one está agora disponível
para uso com as telas multifuncionais (MFD) séries 7600 e 8600.
O sistema de
navegação proporciona benefícios como layouts customizados que permitem aos
operadores decidir quando, onde e quais informações apresentar, aumentando a
facilidade de uso; botões específicos no controle e no joystick onde o usuário
ativa a exibição automática da informação desejada para qualquer situação
específica; e telas de 7 a 24 polegadas, de lanchas esportivas a iates de
grande porte.
É possível
acessar tudo que é necessário saber sobre o barco nas telas: a situação, os
alarmes, quais funções estão ligadas e as funções como o Autopilot (Piloto
Automático). O projeto all-in-one elimina a necessidade de caixas pretas,
monitores e antenas externas adicionais.
Na prática, a
integração de todas as funções significa que os pilotos têm acesso a todos os
controles operacionais e de monitoramento em uma única interface. E ainda podem
alterar os layouts para atender suas necessidades específicas. Certas funções
de navegação, como operar em ré e usar o radar, requerem mais foco. Ao
customizar a informação nos layouts e vinculá-las ao controle e ao joystick, o
piloto pode pressionar o botão designado no joystick e acessar a visão da
câmera de atracação na tela.
Controle e acesso remoto com uma chave
Outro exemplo de
facilidade de navegação é a e-Key Remote, a nova funcionalidade da Solução para
Gestão de Bateria (Battery Management Solution). É a primeira chave no mercado
náutico conectada e integrada ao sistema de propulsão do barco. “Agora, desbloquear e dar partida no barco ficou
muito parecido com dar partida em um carro”, declara Emerson Baptista, diretor
de motores marítimos da Volvo Penta South America.
Ao se aproximar do
barco, basta pressionar a e-Key Remote para autorizar o usuário, ligar o
sistema de baterias e acionar o sistema eletrônico de controle da embarcação
(EVC). A bordo, é só dar a partida no motor e soltar as amarras! Ao sair do
barco, apertar a chave desativa e bloqueia os sistemas e interrompe a energia
da bateria.
Todo Sistema de
propulsão pode ser controlado usando apenas uma chave, que pode ser usada
remotamente. Com a e-Key Remote, não há necessidade de procurar chaves de
partida e disjuntores. Ambos são facilmente controlados remotamente de até 100
metros de distância. Também é possível conectar equipamentos elétricos
adicionais na mesma chave, como as luzes, passarela ou guindaste, que podem ser
acionados antes mesmo de se ir a bordo. O dispositivo ainda proporciona
proteção antirroubo, já que toda e-Key está conectada a um identificador único
de embarcação.
Redação: Bombarco
Fonte: Grupo Volvo América Latina
Foto: Divulgação