VCAT 650 VRI. O primeiro Pontoon elétrico da América Latina

VCAT 650 VRI. O primeiro Pontoon elétrico da América Latina

O VCAT 650 VRI, PRIMEIRO PONTOON ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA, é um projeto 100% nacional que nasceu da mente inquieta do fundador do estaleiro VCat Boats, Benedito Prado Neto. Um projeto idealizado há oito anos que saiu efetivamente do papel nos últimos dois anos.

 

 

O VCAT 650 VRI, primeiro Pontoon elétrico da América Latina, será lançado pela VCat Boats, no próximo dia 3 de fevereiro, em evento na Bahia. O VCAT 650 VRI tem 21,5 pés, seis metros e meio por dois metros e meio, com capacidade de levar 11 pessoas. O barco a propulsão elétrica oferecerá uma velocidade média entre oito e 12 nós com autonomia de quatro horas e período de recarga das baterias de oito horas.

 

 

O modelo, indicado para navegação em águas internas, leva o nome de VRI em referência a Primeira Lei de Ohm, criada pelo físico e matemático alemão Georg Simon Ohm, onde V é a voltagem ou diferença de potencial, o R representa a resistência, uma propriedade física dos materiais e, por fim, o I indica a corrente elétrica, também conhecida com amperagem.

 

 

De acordo com Neto, o protótipo do VCAT 650 VRI é um “demonstrador de conceito” e segue as tendências mundiais de mobilidade:

 

 

 “O Pontoon elétrico traz embarcados anos de desenvolvimento e pesquisa em ciências contemplando hidrodinâmica, resistência de materiais, software e hardware necessários para fazer o VRI navegar”, explica. O desenvolvimento do protótipo teve participação das empresas BoxUp - criadora da interface para o controle de propulsão; Usina Spark Eletrônica - Sistemas Inversores e carregadores de baterias; e, do CPEA - que atuou na Certificação. 

 

 

Ainda segundo Neto, o projeto passará por testes práticos de navegação e estará disponível para venda ao mercado dentro de seis meses. No entanto, o preço do VCAT 650 VRI para revenda ao mercado ainda não foi revelado. Porém, já existem três unidades navegando na represa de Igaratá, SP. Uma delas ficará à disposição de um futuro Float Inn - hotel flutuante de conceito ecológico. E, as outras duas unidades vão atuar em uma piscicultura.

 

 

VCAT BOATS - CONCEITO E INOVAÇÃO

 

 

O conceito da VCat por si só já é uma inovação. O estaleiro, que nasceu em 2012 do sonho do fundador, produz barcos Pontoon de alumínio com convés retangular que não usam madeira na estrutura, tornando-os resistentes, seguros e duráveis. São barcos que não necessitam, por exemplo, de bomba de porão, já que não têm porão e não acumulam água. São barcos recomendados para águas de rios, represas e lagos e que, também, navegam com desenvoltura no mar.

 

 

De acordo com Benedito Prado Neto, da VCat, o estaleiro tem como missão criar equipamentos de entretenimento proporcionando satisfação e tranquilidade aos clientes.

 

 

Além dos modelos da categoria esporte e recreio:

- VCat 700T Aurora (em duas versões)

VCat 900T Aurora, VCat 900T Aurora Duplo Deck, VCAT 650  Crepúsculo - dos modelos da categoria transporte de passageiros

- VCAT MAX 18, VCAT MAX 24, VCAT MAX 30 e VCAT MAX 34

 

 

O estaleiro já produziu um protótipo VOS, veículo de observação submarina e realiza estudos para desenvolvimento de hidroaviões.

 

 

Agora, lançará o primeiro Pontoon elétrico da América Latina, o VCAT 650 VRI e, também, o VCAT VRex, um barco de 6,5m de comprimento, boca de 2,60m e parelha de motores de 300HPs que atinge velocidade aproximada de 110 Km/h.

 

 

Gostou do artigo? Conheça mais sobre o estaleiro VCat Boats .

 

 

Para ficar atualizado em rápido siga o Bombarco no Instagram no Facebook e também no Youtube.

 

 

Redação: Vanessa Leme

Foto: VCat Boats