- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Tartarugas são encontradas amarradas e ensacadas em Roraima
Durante uma operação realizada na região do Rio Branco, em Caracaí (RR) entre os dias 15 e 21 de dezembro, fiscais ambientais encontraram 327 tartarugas amarradas e ensacadas que seriam vendidas para integrarem a ceia de Natal de famílias de alto poder aquisitivo. Seis traficantes de animais silvestres também foram presos na operação.
A maioria dos animais encontrados eram fêmeas em período de reprodução. No local também foram encontrados 311 ovos de tartarugas.
Segundo informações de analistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), as tartarugas seriam vendidas no mercado paralelo. O preço dos espécimes maiores pode chegar até R$ 300, enquanto os menores custam em torno de R$ 100.
Ainda segundo os fiscais, o grupo de traficantes presos teria informado que as tartarugas capturadas foram encomendadas por famílias de alto poder aquisitivo para a ceia de Natal. Os animais são considerados na região como iguarias. Os ovos também são muito consumidos e existe a ideia de que são afrodisíacos.
Os animais capturados foram soltos novamente no rio. Já ovos precisaram ser descartados, pois não poderiam retornar ao rio ou serem aproveitados para meios científicos.
A Polícia Militar Ambiental de Roraima e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apoiaram a operação que deve se prolongada até o próximo dia 30.
Redação: Bombarco
Fonte: Portal de Notícias G1
Foto: Divulgação/Samuel Lima Rodrigues/ICMBio