Sistema híbrido de propulsão da Volvo Penta

Sistema híbrido de propulsão da Volvo Penta

Novo conceito de sistema híbrido de propulsão IPS da Volvo Penta permite funcionamento de embarcações com zero emissões quando operando em modo elétrico. A novidade estará disponível a partir de 2021 inicialmente para embarcações comerciais e posteriormente para barcos de lazer.

A configuração híbrida amplia as vantagens do IPS, fazendo com que as embarcações operem em regiões de baixas ou zero emissões tornando a navegação sustentável. Além de níveis de ruídos mais baixos, menor vibração e custos de operação menores.

O sistema IPS híbrido, desenvolvido pelo Grupo Volvo, foi inicialmente projetado para a faixa de motores entre 8 e 13 litros – adequados para a propulsão de embarcações como balsas, barcos piloto e de abastecimento, além de barcos de lazer.


Como funciona o IPS híbrido

Uma embreagem e o motor elétrico foram acrescentados entre o motor e o pod do IPS. O motor elétrico é suportado por conjuntos de baterias de íon de lítio escalável (dependendo das necessidades da aplicação) que podem ser carregadas externamente usando carregadores CA ou CC; ou recarregadas usando o motor diesel primário. Ao liberar a embreagem o barco passa a operar em modo 100% elétrico, com a embreagem engatada, os motores elétrico e diesel podem ser usados em paralelo. Em termos da operação, o capitão usará as interfaces de controles familiares do sistema IPS, com o acréscimo dos novos modos de propulsão para selecionar.

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco
> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!

Redação: Bombarco
Fonte: Volvo Penta