- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Bombarco Notícias
Outros
01/01/1970
Outros
Segurança com o jet ski
Segurança com o jet ski
Os dias quentes de verão são sempre sinônimo de jet ski. Nas praias e represas é fácil perceber por que esse é um esporte que atrai os apaixonados por velocidade. É também nesta época que os riscos aumentam devido ao maior número de banhistas e também de condutores que, muitas vezes, não possuem a documentação e a experiência necessária para pilotar os equipamentos.
De acordo com especialistas, os acidentes ocorrem, principalmente, pelo descumprimento das regras definidas pela Marinha do Brasil.
Para pilotar um jet ski é necessário estar habilitado pela Marinha na categoria de motonauta. A idade mínima é de 18 anos, e é necessário aprovação em exame teórico. Não há provas práticas, motivo de polêmica entre os especialistas.
Ao pilotar o equipamento, o condutor deve ter sempre, em mãos, a carteira de habilitação e também o documento do jet ski, registrado em qualquer Capitania dos Portos. A documentação também deve estar em dia.
Outra obrigatoriedade é o uso do colete salva vidas, em bom estado, tanto para piloto quanto para passageiro.
Para a segurança própria e dos banhistas, não trafegue próximo às praias. Em caso de aproximação, deve-se sempre utilizar áreas apropriadas, demarcadas pelas prefeituras.
Caso o condutor não tenha muita experiência com o equipamento, procure sempre praias com menos ondas ou até mesmo treine as manobras em lagos e represas. Em caso de mau tempo não entre na água, e nunca jogue lixo na água ou na areia.
Um item importante e que muitas vezes é deixado de lado pelos condutores de jet ski é a chave corta-corrente.
Ligada ao sistema elétrico do equipamento, a função da chave é cortar a corrente do motor, desligando-o quando o condutor perder o contato com embarcação. Isto evita que o jet continue a navegando desgovernadamente e cause algum grave acidente.
Apesar de ser obrigatória, é comum os condutores trafegarem sem a chave devidamente fixada. Muitos acidentes ou situações de risco ocorrem pela não utilização deste equipamento de segurança.
Para um verão tranquilo e sem nenhum acidente, ande sempre com a chave devidamente fixada e também nunca se esqueça das normas de segurança. Faça a sua parte e seja consciente!
Thassia Ohphata