Roberta Ramalho inova preservando um legado de meio século na Intermarine

Roberta Ramalho inova preservando um legado
de meio século na Intermarine

Dona de uma personalidade marcante e simpatia inigualável, Roberta Ramalho lidera um dos maiores estaleiros do Brasil com uma visão inovadora e determinada. Desde que assumiu a presidência da Intermarine, há 11 anos, aos 21 anos de idade, ela vem transformando a empresa fundada pelo pai, Gilberto Ramalho.

Sob sua gestão, a marca não apenas reforçou seu compromisso com a exclusividade e a sofisticação, mas também passou a integrar avanços tecnológicos com atenção aos detalhes de personalização que atraem uma nova geração de clientes.

Agora, com lançamentos ambiciosos e um olhar voltado para a excelência no atendimento ao cliente, Roberta Ramalho, CEO da Intermarine, continua a reescrever o legado de meio século da Intermarine, mantendo-a como referência no mercado global de iates de luxo.

Perguntada sobre o sonho de infância, Roberta afirma categoricamente que sempre foi apaixonada pelo mar, por barcos e por velocidade. Justifica dizendo que toda a vida gira em torno desse universo, que nasceu nesse ambiente, sempre acompanhava o pai na fábrica e nos eventos e que ama esse estilo de vida.


Trajetória e desafios


Desde a sua fundação em 1973, a Intermarine tem sido sinônimo de excelência na construção de iates de luxo no Brasil. Nos últimos 11 anos, o estaleiro encontrou em Roberta Ramalho uma liderança jovem e visionária. À frente da empresa desde 2013, Roberta vem transformando o setor ao mesclar tradição e inovação, fortalecendo o legado da marca e levando a Intermarine a novos patamares de excelência e sofisticação no mercado global.


De acordo com a CEO da Intermarine os desafios sempre vão existir. “Gosto de dizer que a gente amadurece com os danos e não com os anos”. Roberta conta que assumir um legado tão importante quanto o do pai é desafiador, mas tendo o respaldo de uma equipe extremamente competente na retaguarda, com garra e coragem tem sido  recompensador:
“Demorou para eu conseguir me provar. Mostrar que eu estava naquele caminho por escolha e me mantive por competência”, afirma Roberta.


Dois aspectos muito fortes continuam motivando Roberta a seguir enfrentando os desafios: a paixão pelo mar e por proporcionar essas memórias aos clientes, além de contribuir com a indústria de barcos, competindo em pé de igualdade com fabricantes do mundo todo, proporcionando valorização da produção brasileira.


Crescimento e estratégias


A indústria de barcos vem crescendo e amadurecendo muito rapidamente e a Intermarine tem sido protagonista em inovação e tecnologia. Para entregar a melhor experiência e realizar o sonho do cliente, o estaleiro mantém uma equipe de 650 profissionais, praticamente todos formados dentro do estaleiro, com uma entrega média de 30 embarcações por ano, entre barcos de 45 a 95 pés.

Como estratégia de negócios a Intermarine inverteu a régua produtiva, que no passado era uma produção anual maior com barcos menores. Com isso, o estaleiro obteve crescimento em faturamento e redução de produção, vendendo e entregando uma quantidade menor de barcos nas categorias maiores. “Hoje nossa dedicação está em atender o cliente com personalização e exclusividade. Isso porque o mercado amadureceu, antes o 60 pés era o maior do mercado, hoje é nosso carro chefe”, explica Roberta.

Tecnologia e inovação

A visão de Roberta Ramalho sobre inovação e tecnologia para evolução da marca é muito clara. Segundo ela, a inovação por si só não tem nenhum sentido, então a Intermarine busca uma inovação que traga reais benefícios para a fabricação, design ou sistemas que agreguem conforto:

“Esse é o luxo de verdade, você ter algo exclusivo e com conforto excepcional. Então, todas as nossas escolhas estão pautadas no equilíbrio entre inovação e ganhos para o cliente, consumidor e para os funcionários”, disse Roberta.

A grande tecnologia embarcada usada nos produtos Intermarine é enorme. Tudo é integrado e automatizado, não apenas sistemas de som, luz, persiana, mas também todos os sistemas de serviços, bombas etc. o que agrega precisão e conforto muito maiores.

Isso vale também para os sistemas produtivos, como soluções que antes não eram possíveis. Por exemplo, todos os operadores usam tablets com os projetos em 3D para total controle e segurança.

Apesar do forte uso de inovação e tecnologia, a marca vai além da construção de embarcações de luxo e oferece uma experiência única e emocional, mantendo o profundo respeito pela herança artesanal.

Lançamentos Boat Show 2024

Cada embarcação é projetada para refletir o estilo de vida de seus proprietários, oferecendo conforto, eficiência e soluções tecnológicas avançadas. São diferentes perfis de clientes atendidos por meio das diversas linhas de iates, como a Grand Line e Offshore Line, garantindo que cada modelo ofereça desempenho, sofisticação e personalização, além de alto valor de revenda e serviço pós-venda excepcional.

De acordo com Roberta, a Intermarine está vivendo um momento especial neste Boat Show 2024, maior feira de barcos da América Latina, com a apresentação dos novos barcos, 60 e 70 pés. “O resultado é a melhor resposta dos clientes, os dois barcos já estavam com 10 unidades vendidas antes mesmo do evento iniciar. Isso reforça que os clientes confiam nos nossos projetos antes do lançamento”, disse Roberta.

Nova Intermarine 60 combina design orgânico, inovações tecnológicas e acabamento artesanal. Com janelas panorâmicas sem colunas verticais e um hardtop com teto de vidro, a embarcação oferece uma conexão imersiva com a natureza, enquanto seu interior espaçoso, com móveis flutuantes e iluminação em LEDs curvos, integra perfeitamente os ambientes internos e externos. A proa remodelada inclui um lounge versátil com sofás rebatíveis e tenda integrada, oferecendo conforto e funcionalidade. Com personalização completa e um sistema de automação avançado, a Intermarine 60 proporciona uma experiência de navegação única e sofisticada.

Intermarine 70 traz um padrão único para a categoria de 70 pés com design sofisticado, inovações tecnológicas e características de embarcações maiores. Com quatro cabines amplas, um salão sem degraus totalmente integrado à praça de popa, beach club automatizado e áreas externas generosas, como a maior praça de popa da categoria e uma Área Gourmet no Flybridge. Seu pé direito impressionante, móveis flutuantes e elementos em vidro garantem amplitude e modernidade, enquanto a possibilidade de personalização permite que cada embarcação reflita o estilo e as necessidades de seu proprietário.


Redação: Vanessa Leme para Bombarco