Reforma de Barcos - Dicas Sobre Pintura / Ep2 - Guia do Capitão

Reforma de Barcos - Dicas Sobre Pintura / Ep2 - Guia do Capitão

Reforma de Barcos: Pintura - GUIA DO CAPITÃO

 

O processo de pintura de barco demanda muita atenção aos detalhes e será o principal responsável pelo visual da embarcação. A escolha da marina e dos materiais utilizados fazem toda a diferença para manter o estado de conservação e durabilidade da lancha, além de evitar manchas e outras marcas no casco.

 

Conheça o processo de pintura e confira as principais dicas na hora de contratar uma empresa de manutenção naval.

 

3 fases do processo de pintura

  1. Preparação: toda a embarcação é lixada a fim de identificar quaisquer problemas ou imperfeições no casco. Após os reparos necessários, a embarcação segue para a 2ª etapa.
  2. Primer: além de proteger toda a superfície do barco, o primer mantém uma textura uniforme e tem função anticorrosiva.
  3. Pintura: existem 2 tipos de pintura, Gel coat e tinta PU. O Gel coat é uma resina aplicada durante o processo, que auxilia a proteger a pintura e aumentar sua durabilidade. A tinta PU é a tinta náutica tradicional aplicada diretamente na fibra. Em ambos os casos, a lancha é inteiramente polida e lavada para finalizar o trabalho.

 

Sabendo das diferentes fases do processo, é importante entender o que deve ser feito antes, durante e depois do serviço de pintura. A seguir, confira as dicas do Guia do Capitão para pintar seu barco.

 

Dicas sobre pintura de barcos

Antes: sempre buscar boas referências antes de pintar o barco e cobrar uma posição quanto ao prazo de entrega. As referências também ajudam a ter maior noção da qualidade do trabalho e da mão de obra contratada, além da durabilidade dos materiais utilizados para pintar a embarcação.

Durante: é importante supervisionar ou designar alguém para acompanhar esse processo. Procure uma pessoa próxima, o marinheiro, capitão ou algum funcionário de confiança capaz de analisar de forma criteriosa qualquer defeito na pintura.

Depois: conferir visualmente, de preferência pessoalmente, o resultado do serviço. A vistoria de entrega é a última chance de corrigir possíveis imperfeições e examinar os detalhes da pintura, como manchas, brilho, excesso de tinta e diferença de tom nas cores escolhidas.

 

Atenção aos detalhes

Referências: ter boas referências é primordial para evitar frustrações ao pintar seu barco. Os clientes que já executaram serviços com o estaleiro desejado poderão comentar quanto ao prazo, qualidade dos serviços (mão de obra) e dos materiais (produtos) utilizados na pintura.

Mão de obra: a aplicação da pintura não é um serviço simples e nem barato, por isso, a importância de boas referências. Por exemplo o Azimut 56, iate com 17 metros de comprimento máximo, custa entre R$35 mil e R$40 mil apenas a lateral (sem incluir o fundo do casco), podendo levar até 40 dias de manutenção dependendo dos eventuais defeitos que a embarcação apresente. Lembre-se que tão importante quanto a escolha dos materiais e produtos utilizados, você também deve cobrar a garantia da aplicação nos serviços prestados.

Materiais: a qualidade dos produtos escolhidos varia com seu preço. O mais importante é procurar por marcas que sejam resistentes ao sol, suportem o peso da embarcação e, caso a cor escolhida seja diferente do branco, o mais recomendado é utilizar o verniz alto sólido. Além disso, assim como a garantia dos serviços, é fundamental exigir também a garantia dos materiais utilizados na pintura e perguntar quais são as contrapartidas caso não seja cumprido o prazo de entrega acordado.

 

Entre em contato com clientes que já utilizaram a empresa de manutenção náutica que pretende contratar e pergunte sobre os serviços prestados e as dicas do que deve ser feito antes, durante e depois do serviço de pintura.

 

Confira no nosso canal do YouTube o vídeo completo da Reforma de Barcos - Dicas sobre Pinturas / #Ep.2 - Guia do Capitão

 

 

 

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