Motor elétrico Torqeedo Travel 1003 para barcos

Motor elétrico Torqeedo Travel 1003 para barcos
Para quem tem embarcações de pequeno porte, os motores elétricos têm se apresentado como uma boa, ecológica e high tec alternativa aos motores de combustão. No Brasil desde 2012, a alemã Torqeedo tem como maior sucesso no mercado nacional o motor elétrico Travel 1003. O equipamento é alimentado por uma bateria de lítio e pode ser usado em pequenas embarcações de apoio, botes infláveis e até veleiros, desde que o peso total seja de até 1,5 toneladas – um veleiro de 17 pés, por exemplo, pesa um pouco mais de 500 quilogramas; um bote de 3 metros de comprimento não chega a 100 kg.

A empresa destaca como vantagem do motor elétrico em relação ao de combustão, especialmente o fato de ele gerar energia limpa, e garante que ele tem uma eficiência superior a dos outros modelos de potência equivalente: de 44% a 56% contra 35% de outros motores de popa elétricos e 15% dos motores de popa a gasolina. Essa maior eficiência é creditada à otimização da potência de propulsão dos motores, que é garantida desde a construção do rotor até o design das hélices.
No desempenho, o motor elétrico Travel 1003 faz até 5 nós de velocidade, mas sua autonomia pode ser de até 20 milhas náuticas com a bateria durando mais de 10 horas. Confira os detalhes na tabela abaixo:
VelocidadeAutonomiaDuração
1,5 a 2 nós15 a 20 milhas náuticas10h30
2,5 a 3 nós15 a 20 milhas náuticas3h30
2,5 a 3 nós15 a 20 milhas náuticas0h35m

Para evitar surpresas, um display no manete informa o nível da carga de bateria, a autonomia restante, a velocidade e a potência de entrada, além disso, um sinal sonoro avisa quando a bateria tem apenas 30% de carga restante.

A bateria de lítio pode ser carregada na tomada, no sistema de bordo de 12 V ou com carregador solar durante o percurso – a Torqeedo tem um carregador solar de 45W, que demora aproximadamente 13 horas para dar a carga completa na bateria do Travel 1003. Vendido separadamente, o painel solar custa a partir de R$ 4.608,00. Com o carregador normal, a carga total da bateria demora cerca de 15 horas.

Custos e manutenção

Os modelos custam até duas vezes mais que os motores de popa tradicionais, mas Anderson Anthony Linzmeyer, representante da Torqeedo no Brasil, explica que as vantagens acabam por compensar a diferença de valor e o produto também acaba se pagando, pois o proprietário economiza com manutenção, combustível e tempo. O Travel 1003 custa a partir de R$ 8.446,00.

E a manutenção, na verdade, é praticamente inexistente, garante Linzmeyer. Ao contrário dos motores de combustão, não é preciso fazer a revisão após um determinado número de horas, trocar o óleo ou fazer a limpeza do tanque – os motores elétricos não têm tanque. A única indicação do fabricante é reestabelecer a carga máxima da bateira de lítio após o quinto ano de uso e a inspeção num Centro de Assistência Torqeedo após oito anos de fabricação.

Travel 503

O Travel também tem um modelo menos potente: o 503, indicado para barcos de até 750 kg. O modelo tem as mesmas vantagens do Travel 1003 em relação a eficiência, mas seu desempenho se adequa a sua potência.
VelocidadeAutonomiaDuração
1,5 a 2 nós9,6 a 12,8 milhas náuticas6h20m
2,5 a 3 nós5,3 a 6,4 milhas náuticas2h08m
3,6 a 4 nós2,6 a 2,8 milhas náuticas0h42m

A carga total da bateria demora nove horas no carregador nomal, e oito no carregador solar. O Travel 503 custa a partir de R$ 7.496,00.

Onde encontrar

A Marina Porto Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é a primeira distribuidora oficial dos motores no Brasil.

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Fotos: Torqeedo