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Primeiro barco
Como conservar o motor do seu barco
Como conservar o motor do seu barco
Manter o motor do barco em perfeito estado é essencial para garantir a segurança e a durabilidade da embarcação. A seguir, apresentamos algumas dicas práticas para conservar o motor do seu barco por mais tempo.
Nunca deixe gasolina no motor por mais de 30 dias
Por que é importante? Todo tanque de combustível possui uma saída de respiro, por onde entra umidade. Adicionalmente o próprio combustível também possui umidade.
Nos motores a gasolina, o álcool presente no combustível evapora produzindo água que se condensa no tanque, esta água em contato com o metal gera oxidação e pode danificar os bicos injetores.
Dica prática:
- Drene o tanque: Se o barco ficar parado por mais de 30 dias, drene o tanque de combustível para evitar a formação de oxidações.
Ligue o motor a cada 15 dias
Por que é importante? Quando o motor fica parado por muito tempo, os bicos injetores e os giglês (no caso dos carburados) podem oxidar e entupir, causando problemas no funcionamento.
Dica prática:
- Frequência de uso: Ligue o motor pelo menos a cada 15 dias. Se possível, faça-o funcionar semanalmente para garantir que todos os componentes estejam em bom estado. Durante o funcionamento é recomendado engrenar as marchas avante e a ré para que todos os componentes do motor e transmissão se movimentem.
Realize revisão preventiva a cada 6 meses
Por que é importante? A revisão preventiva ajuda a identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves, garantindo a longevidade do motor.
Dica prática:
- Verifique e troque, se necessário, as velas, filtros (separadores e de linha), correias, óleo da caixa de engrenagem e do cárter do motor, filtro de óleo, graxa das articulações e aplique spray lubrificante.
Troque o ânodo de sacrifício
Por que é importante? O ânodo de sacrifício, feito de zinco ou alumínio, absorve a corrosão, protegendo o motor.
Dica prática:
- Troque o ânodo quando o desgaste estiver em torno de 60%.
Cuidados Antes de Guardar o Motor
Adoçar o motor:
Coloque o motor para funcionar em água doce sempre que a lancha sair da água salgada. Use um orelhão (par de ventosas de borracha ligadas a uma mangueira) na entrada de água da rabeta do motor e abra a torneira. Deixe o motor funcionando em marcha lenta por cerca de 10 minutos.
Lavar o motor:
Após adoçar o motor, lave a parte externa com uma mangueira de baixa pressão. Deixe o motor esfriar por 10 minutos antes de abrir o capô e lavar os cabeçotes e a descarga. Evite molhar o motor de arranque.
Aplicar spray no motor e no trim
Após lavar, deixe o motor secar por 5 minutos e aplique um spray à base de óleo fino de origem orgânica. Espere 20 minutos para que o produto seja absorvido e, em seguida, aplique o óleo no trim.
Encerar a rabeta e o capô:
Antes de baixar o motor, passe cera na rabeta e em toda a superfície que entra em contato com a água. Lustre com uma flanela ou estopa seca. Ao recolocar o capô, encerre também essa parte.
Seguir essas dicas práticas de conservação do motor do barco não só prolonga a vida útil da embarcação, mas também garante segurança e eficiência durante a navegação.
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