- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Brasileiro de Optimist reúne mais de 200 velejadores mirins no YCSA
Categoria de introdução à vela, a Optimist já revelou talentos como Robert Scheidt, Bruno Prada, Marco Grael e Martine Grael, que começaram suas carreiras disputando na categoria. Em janeiro de 2013, entre os dias 15 e 25, o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) realiza a 41ª edição do Campeonato Brasileiro de Optimist, na Represa Guarapiranga e espera receber mais de 200 velejadores.
“É correto afirmar que o Brasileiro de Optimist será o maior evento dos últimos 50 anos da vela paulistana, desde o Pan-Americano de 1963, também organizado pelo Yacht Club de Santo Amaro. O número de atletas é expressivo e mais do que dobra levando em conta familiares e amigos. Nossa responsabilidade aumenta, por isso contratamos os melhores profissionais, credenciados pela ISAF (Federação Internacional de Vela), para realizar a parte técnica do campeonato", afirma Mark Essler, comodoro do YCSA.
O campeonato tem dois dias para inscrições e medições de barcos, 15 e 16 janeiro. No dia 17, haverá a regata treino e, no dia seguinte, a cerimônia de abertura e a primeira regata oficial.
O Optimist tem uma característica especial: seu tamanho pequeno proporciona segurança aos pequenos velejadores e tem as funções básicas presentes em todos os outros barcos de monotipo. Crianças e jovens de 7 a 15 anos, com no máximo 60 quilos, são aptas a comandar o veleiro de 2,34 m. O barco foi concebido por Clark Mills em 1947, no Estado Unidos.
Ficha técnica do Optimist:
Comprimento total: 2,34m
Largura: 1,13m
Deslocamento: 35 quilos
Área vélica: 3,25m²
Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Fred Hoffmann/ZDL e Luiz Doro/adorofoto