- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Lançamentos
Azimut comemora lançamento da 1ª Azimut 70 feita no Brasil com funcionários
Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, o primeiro modelo de iate Azimut 70 fabricado no Brasil foi apresentado para os mais de 300 colaboradores na sede do estaleiro em Itajaí, Santa Catarina.
Durante o evento, o gerente de engenharia e qualidade Andrea Valterza recebeu um troféu em reconhecimento aos serviços prestados das mãos do diretor industrial Roberto Paião. Ele foi um dos responsáveis por coordenar a equipe que montou o maior modelo já construído na fábrica desde a sua inauguração em 2010.
A construção da Azimut 70 começou em julho de 2013 e se tornou um projeto gigantesco com o objetivo de trazer para o Brasil a tecnologia e o conhecimento da Itália para construir artesanalmente um barco de 22 metros. “Tivemos que traduzir tudo o que a Itália já sabia com a centena de iates construídos ao longo dos mais de 40 anos do Grupo para o nosso primeiro grande iate aqui no Brasil,” comentou Paião.
Para dar forma ao projeto, que parecia muito audacioso no começo, foi preciso desenvolver processos e qualificar pessoas. “Primeiro tivemos que desenvolver o processo, o time, principalmente as pessoas, porque ninguém aqui no país sabia fazer esse iate. Foi um grande desafio, mas todos se empenharam para que pudéssemos chegar a este momento e termos a Azimut 70 pronta, impecável, para ser entregue”, completou o diretor.
Para mostrar sua valorização aos funcionários, Azimut fez um lançamento interno do iate, antes de apresenta-lo ao público em 1º de março, na praia do Caixa d´Aço, em Porto Belo (SC).
“A grande conquista ao finalizarmos a primeira Azimut 70 não é apenas da Azimut no Brasil, mas sim de todos os colaboradores que participaram desse processo porque eles se superaram. Nós temos a convicção de que nossos colaboradores precisam ser respeitados e estarem altamente motivados para que não só este, mas todos os outros projetos possam sair com tamanha eficiência”, afirmou Roberto Paião.
Para construir o iate foi preciso de alguém que entendesse do processo do início ao fim. “Andrea Valterza é o responsável por organizar esse quebra-cabeça que foi a montagem da Azimut 70. Ele participou de todo o processo desde a importação de peças, as compras e deve acompanhar até o momento da entrega do iate ao cliente”, completou Paião.
“Trabalhamos com um produto artesanal que deve ser melhorado a cada novo projeto e, para isso, realizamos pesquisa contínua de materiais e processos”, explicou o gerente de engenharia e qualidade Andrea Valterza.
Com a finalização da Azimut 70, abrem-se portas para a construção de outros modelos ainda maiores além de novos projetos. “Começaremos em breve a montagem de iates maiores no estaleiro em Itajaí e estamos desenvolvendo juntamente com a Itália e Turquia um modelo projetado para ser vendido apenas ao mercado brasileiro. Algo totalmente novo que pretendemos lançar durante o São Paulo Boat Show”, revela Valterza.
Redação Bombarco
Fonte: Azimut
Fotos: Divulgação/Azimut