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Notícia Azimut: Brasil recebe primeiro Magellano em 2013

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21/05/2013

Azimut: Brasil recebe primeiro Magellano em 2013

A First Yacht, revendedora oficial das marcas italianas Azimut Yachts e Atlantis para a região sul do país e para o estado de São Paulo irá apresentar, em primeira mão aos brasileiros o barco Magellano 50, do Grupo Azimut|Benetti. A entrega está prevista para o início do segundo semestre. “É importante apresentarmos esta nova proposta ao mercado náutico brasileiro, que está em franco crescimento”, afirma o CEO da First Yacht, Nelson Waisbich. “O modelo é ideal aos compradores que priorizam o luxo, design diferenciado e uma característica forte, a da ecocompatibilidade”, ressalta.

A Azimut Magellano 50 traz inovação para a nova geração de cruzeiro desportivo e revela mais autonomia a quem tem paixão por aventuras no mar. A diferença da linha Magellano é que ela é uma embarcação robusta, uma “off road do mar”, capaz de enfrentar uma série de dificuldades e longas distâncias.

Além disso, a embarcação apresenta como uma das características de destaque o conceito de “cruzeiro verde”, uma vez que é a primeira no segmento de 50 pés que pode navegar de forma contínua e com o maior respeito pelo meio ambiente. A Azimut Yachts, já por alguns anos, trabalha na busca de melhores sistemas de ecocompatibilidade como uma das suas principais prioridades. Por esta razão, é o primeiro estaleiro no mundo a alcançar a RINA (Royal Institution on Naval Architects) Green, uma certificação extremamente importante, dada pela renomada instituição.

Outro destaque do modelo é o fato desta ser a primeira embarcação de sua categoria a ser equipada com o novo sistema de propulsão híbrida Easy, que permite cruzeiro de até oito nós usando motores elétricos, em completo silêncio e com a maior facilidade e controle – um projeto exclusivo criado pelo grupo italiano Azimut|Benetti. Além da propulsão híbrida, está o casco Dual Mode, que economiza o consumo de combustível em comparação com outros barcos em velocidades que variam de cerca de 10 e 20 nós.

No interior, o Magellano 50 traz várias inovações, como dinete na proa ao ar livre e quatro opções de configuração no deck inferior. É possível escolher entre estúdio (escritório) e cabine de hóspede; estúdio e dinete; uma pequena sala de jantar e cabine do convidado; ou estúdio e área de serviço separada, e espaço de arrumação adicional.

Conta também com grandes janelas, inclusive no deck inferior, proporcionando excelente iluminação natural e consequente economia de energia. Filmes anti-UV nas janelas limitam a troca de calor entre exterior e interior, possibilitando usar ar condicionado na menor potência.

Características técnicas

A Magellano 50 é impulsionada por dois motores Cummins common rail de 425 hp, com gerenciamento eletrônico e de baixo consumo de combustível. Aliado ao casco de alta performance, produzido através de laminação por infusão dos componentes principais da fibra de vidro, e hélices especiais, atende a todos os requisitos exigidos para certificações ambientais. Entre estas, a FSC (Forest Stewardship Council), que garante que a madeira utilizada a bordo é proveniente de florestas geridas de acordo com critérios de sustentabilidade ecológica (derrubada programada e replantio das árvores utilizadas), e que o processo industrial é ecocompatível com o respeito das normas sociais também.

Mas a maior novidade para embarcações de esporte e recreio é a configuração de compartilhamento entre dois sistemas de motorização, ou seja, motores movidos a combustível fóssil (diesel) e motores elétricos. A propulsão híbrida é definida pelo back-up dos motores tradicionais com dois motores de 20 quilowatts elétricos conectados a baterias, que são carregadas em terra firme e que se mantêm carregadas pelos geradores de bordo.

Os motores elétricos funcionam quando os sistemas de propulsão diesel estão parados, dando à Magellano 50 uma velocidade de oito nós. Tão logo uma maior velocidade se faz necessária, os motores tradicionais entram em ação. É possível mudar de um sistema de propulsão para o outro automaticamente, o comandante só tem que decidir a velocidade da embarcação.

Esta conjunção de propulsão híbrida é um recurso opcional que atende a um número crescente de proprietários, considerando as vantagens que possui como a eliminação quase total do ruído (até 80%) proporcionando maior conforto e uma grande redução no consumo de combustível durante o cruzeiro.

Simplicidade e segurança de utilização são combinados com a aplicação de tecnologias como o joystick para manobrar, o Seakeeper (sistema de estabilização giroscópica), o sistema VDU (Touch screen) para acompanhamento das funções da embarcação, a área da proa completamente limpa e de boa circulação, os corrimãos altos para proteger todas as partes do convés principal e do flybridge e a presença de alças (pega-mão) posicionadas em todos os lugares.

Ficha técnica - Magellano 50

Comprimento: 15,64 m
Boca: 4,65 m
Calado: 1,32 m
Peso: 25 t
Tanque de combustível: 3.000 l
Tanque de água doce: 700 l
Motorização: 2 x 425 mHP Cummins QSB 5.9
Velocidade máxima: 20 nós
Velocidade de cruzeiro: 8/16 nós

Redação Bombarco
Fonte: Rotas Comunicação
Foto: Divulgação

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