- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
6ª etapa da Copa Veleiros de Monotipo reúne mais de 40 velejadores em Florianópolis
Com sol forte e vento moderado, depois de uma semana inteira de frio e chuva, a 6ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos, disputada neste final de semana na praia de Jurerê, levou à raia mais de 40 velejadores, divididos em sete classes diferentes.
O evento também marcou o último treino de Alex Veeren antes do embarque para Shenzhen, na China, onde representará o Brasil na Universiade, os jogos mundiais universitários competindo na classe Laser Standard.
Na classe Optimist Estreante, Rafael Servaes e Guilherme Berenhauser terminaram a etapa empatados em número de pontos. A vitória ficou com Rafael que somou cinco pontos perdidos após o descarte do pior resultado contra seis de Guilherme. Lucas Pitta ficou com a terceira colocação.
Entre os veteranos do Optimist, Erik Hoffmann não deu chances aos adversários e venceu todas as cinco regatas somando quatro pontos perdidos, deixando Michel Durieux em segundo e Paola Berenhauser em terceiro.
Na classe Laser Standard, Guilherme Pereira e Alex Veeren se alternaram na liderança durante toda etapa e Guilherme só garantiu o título no segundo critério de desempate: o número de segundas colocações. Nicolas Carabelli, que se manteve junto aos líderes e chegou a vencer uma regata, chegou na terceira posição.
No Laser 4.7, Maria Cristina Boabaid venceu as cinco regatas disputadas e acumulou o título geral da classe e na categoria feminina. Daniel Mattos ficou com a segunda colocação seguida pela caçula da família, Maria Carolina Boabaid, em terceiro lugar; e Paola Berenhauser em quarto.
No Snipe, André Servaes e Rodolfo Levien venceram três provas, mas tiveram que suar para superar a dupla de Alex Juk e Jorge Carneiro que apresentaram resultados mais constantes durante a etapa. O casal Alexandre e Jaqueline Back ficou com a terceira colocação.
Na prancha a vela, que só realizou uma regata por falta de vento, o vencedor foi Rafael Cunha, seguido por Claudio Vendramini em segundo e Alexandre Neves em terceiro. Marcel e Ana D’Almeida venceram no Hobie Cat 16.
A etapa marcou ainda o retorno dos jovens velejadores da classe Optimist que disputaram os campeonatos Europeu e Norte americano, como Bernardo Durieux, sexto melhor velejador da Europa; Erik Hoffmann que faturou o título do Campeonato Brasil Centro; e André Servaes, oitavo colocado no Mundial da Juventude na classe Laser 4.7.
A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos está marcada para os dias 24 e 25 de setembro.
Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa Iate Clube de Santa Catarina
Foto: Bombarco