No quarto episódio do Guia do Capitão Destino Paraty, o CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, cumpre a promessa. A produção supera o conteúdo de primeira linha dos programas anteriores, apresentando imagens que conseguem ser ainda mais bonitas. O passeio pelas praias da Ilha da Cotia, após pernoitar no mar bem ali em frente, é simplesmente deslumbrante. Assim como a trilha aquática percorrida no mangue do Saco do Mamanguá e a visita noturna ao charmoso centro histórico de Paraty.
Qualquer um que assista apenas esse episódio já vai se encantar com o universo náutico e tudo que Paraty tem a oferecer. Mas, como bem ressalta Marcio, para quem não acompanhou a série completa, vale muito dar uma conferida nos três primeiros vídeos: “vai te colocar no contexto perfeito para aproveitar ainda mais o último”. A série foi editada com dois objetivos bem claros, inspirar e informar aqueles que sonham em se aventurar pelo mar nessa belíssima região do litoral brasileiro.
“Difícil passar o que a gente está sentido aqui”, comenta Marcio no inicio do vídeo, logo após um café da manhã de rei, no deck da Azov 480. “Falei que a gente ia em lugares mais bonitos do que os que a gente foi até agora”. Com as imagens dando total sentindo às palavras do apresentador, o vídeo vai colocando o espectador de frente para uma paisagem mais espetacular que a outra. Tudo sempre embalado com muita ação, já que Marcio mergulha, caminha, rema, pilota, curtindo ao máximo cada momento de seu giro pelo paraíso.
Depois da visita ao saco do Mamanguá, a próxima parada é o Saco da Velha, onde o suculento churrasco preparado a bordo é completado por porções de lula e camarão trazidas de um restaurante caiçara local. Quem assistir de barriga vazia corre o risco de passar mal de tanta vontade que vai dar.
Pra lá de satisfeito com o almoço, Marcio decide que chegou a hora de acelerar as duas lanchas, as Azov 480 e 380, ao máximo, chegando aos 38 nós, o que equivale a quase 70 km/h. O visual das embarcações cortando as águas de Paraty, e depois ancoradas, lado a lado, numa pequena baía de água azul esverdeada parece ter sido tirado de um sonho. Alias, o vídeo inteiro. Só que é tudo de verdade. E é justamente para que possa ser feito o cálculo do quanto custa transformar desejo em realização que ao final de cada episódio são listados os custos e fornecedores.
Ao término do quarto episódio, Marcio faz uma visita ao centro histórico de Paraty. Depois de tanta navegação, um agradável passeio em terra complementa a jornada, fechando a série com chave de ouro. É impossível assistir o Guia do Capitão Destinos Paraty e não ser tomado por uma enorme vontade de largar tudo que você está fazendo e partir para o mar. Vai com tudo, a informação que você precisa não poderia ter sido passada de melhor forma.