As cenas das Azov Z380 e Z480 cortando o mar de Paraty em alta velocidade parecem ter sido retiradas de um filme do 007. Combinam emoção com plasticidade, levando o espectador para dentro da ação, como no momento em que Marcio Ishihara executa uma brusca invertida de direção com a 38 pés. A moderna lancha responde ao comando do CEO do Bombarco com impressionante precisão, e dá quase para sentir através da tela a força centrifuga atuando sobre ele.
Bacana demais. E isso é somente um trecho do terceiro episódio do Guia do Capitão Destinos Paraty. O vídeo vem repleto de conteúdo a ser absorvido por quem deseja conhecer a fundo como é navegar em nesse paraíso do litoral brasileiro. Além das mais variadas dicas sobre navegação, vida a bordo, organização e custos para quem estiver sonhando em fazer algo parecido.
Sempre num clima de muita descontração, Marcio dá início ao vídeo conduzindo o espectador pelas diferentes tarefas necessárias para deixar tudo pronto para zarpar. Vão ser duas lanchas, ambas fabricadas no Brasil com padrão internacional pelo estaleiro Azov, de Recife, Pernambuco. O luxuoso modelo 480, uma hardtop cabinada, vai ser utilizada para a pernoite, programada para a Ilha da Cotia. Já a offshore 380, vai dar o suporte para que toda a produção ocorra da maneira esperada. Além de ser também testada por Marcio, para um comparativo entre as duas.
Como as lanchas estão estrategicamente atracadas na Marina Pier 46, Marcio consegue fazer todos os preparativos com rapidez. Devido à disponibilidade de produtos de alta qualidade no centro comercial adjacente, logo ele está de volta, após se abastecer na DS Náutica e na Tomahawk Carnes Nobres. Com o churrasco no mar garantido e após um tour pela Marina Píer 46, é chegada a hora da partida.
Claro que Marcio, como todo bom capitão, havia preparado com cuidado um roteiro. Sua intenção era avistar golfinhos, muito comuns numa determinada área assinalada por ele no mapa digital. Só faltou combinar com os simpáticos seres aquáticos, que não apareceram. Talvez devido à chuva que começou a cair. O que não atrapalhou em nada o passeio.
Vida no mar é assim mesmo, impossível de prever exatamente o que vai acontecer. O gostoso e se deixar levar. E não poderia haver lugar melhor para matar a fome do que o muito bem recomendado restaurante da Dita, na praia do Cedro. O que pode ser mais delicioso do que um belo prato de frutos do mar degustado com o pé na areia?
Bom, na hora do cansaço do fim do dia, pode-se dizer que a confortável suíte da Azov 480 proporcione uma sensação muito agradável também. De barriga cheia e bem acomodado no luxo de uma embarcação com acabamento tão precioso, Marcio só poderia mesmo estar feliz ao encerrar um episódio chamando para o próximo.
O comentário final foi de deixar qualquer espectador pra lá de curioso. Segundo o apresentador do Guia do Capitão Destinos, o que Paraty possui de mais bonito ainda não foi nem mostrado nos três primeiros programas. A julgar pelo que já foi exibido, tudo indica que o vídeo final da série vai ser uma apoteose náutica, a altura de um destino tão especial quanto Paraty.