Flórida Marine 340 com motor de popa 425 XTO V8 Yamaha
— 2 min read
A grande maioria das pessoas não tem ideia do quanto é complexa e detalhada a construção de uma lancha de pesca de primeira linha. São várias etapas, que combinam alta tecnologia com procedimentos artesanais. No terceiro episódio da série Guia do Capitão Estaleiros Flórida Marine, Marcio Ishihara da continuidade ao passo a passo de uma embarcação sendo produzida no renomado estaleiro.
O CEO do Bombarco volta as instalações da Flórida Marine 30 dias após sua última visita. No episódio anterior, ele havia mostrado como é feito o casco de uma lancha modelo Flórida 340 a partir de moldes desenhados em computador. Agora, Marcio encontra o convés já sobre o casco e se impressiona com a perfeição do encaixe.
Nessa etapa da fabricação são instalados uma série de equipamentos visando a segurança da navegação e conforto de todos a bordo. Marcio vai explicando cada um deles e detalhando o que é importante observar para poder fazer uma avaliação do processo construtivo. Desde o formato e espessura do casco, passando pela qualidade dos materiais empregados e precisão com que tudo vai sendo acomodado no exterior e interior da embarcação.
O entusiasmo de Marcio cresce ainda mais quando ele conta que os motores a serem instalados nessa lancha são dois Yamaha 425 HP XTO V8, os mais potentes da marca no mundo e primeiros a chegarem ao Brasil. Só de pensar em como será testar esse barco para o último episódio da série, quando será gravado um Raio X da 340, Marcio fica rindo sozinho.
Poder entender como se dá cada etapa da construção do barco é o grande atrativo desse episódio. Como se trata de um estaleiro que adota padrões internacionais de qualidade, com total atenção para cada etapa do processo, da solidez da estrutura inicial ao cuidado máximo com o acabamento, há muito o que aprender.
De maneira bem didática, facilitando que até o não iniciado compreenda o que está sendo mostrado, Marcio vai exibindo tudo aquilo que normalmente não é visto na hora do passeio, mas que faz total diferença para o sucesso desse.
São muitos os recursos empregados para que o barco ofereça uma navegação estável em condições desafiadoras, podendo atingir altas velocidades mantendo um baixo consumo de combustível. Só mesmo assistindo para entender a razão pela qual é possível afirmar que os métodos de construção da Flórida Marine vão muito além do que você possa imaginar.