- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Primeiro barco
5 dicas para comprar seu primeiro barco
5 dicas para comprar o seu primeiro barco
Muitas vezes, a ideia de comprar uma embarcação vai e vem na cabeça. As vantagens são claras e estão sempre diretamente ligadas ao bem-estar, diversão e tranquilidade. Sendo assim, vamos apresentar cinco dicas essenciais para comprar seu primeiro barco.
Objetivo e Finalidade
Tenha em mente, de maneira bem clara, para qual função pretende ter um barco. Com isso, será mais fácil decidir o tipo, tamanho, modelo, valores que valem a pena ser investidos, as distâncias que almeja navegar e a quantidade de pessoas que pretende ter a bordo.
De maneira geral, a aquisição de um barco tem como objetivos: entretenimento (passeios e esportes aquáticos), momentos familiares, encontros com amigos ou de negócios, pesca esportiva ou profissional, ou interesse em ter um meio opcional de locomoção.
Modelos
Antes de comprar uma embarcação, é interessante conhecer todos os tipos de barcos, escolher a propulsão principal, a motor ou a vela, e os documentos necessários para poder pilotar a embarcação escolhida.
No geral, os tipos mais comuns de embarcação são: motos-aquáticas, veleiros, lanchas e barcos de pesca.
Todos atendem às principais necessidades de uma primeira aquisição, possibilitando conhecer os prazeres de navegar.
Habilitações
Para pilotar qualquer tipo de embarcação, assim como os carros e motos, é necessário habilitações específicas. Para as embarcações, os tipos de habilitação são: motonauta, arrais amador, mestre amador e capitão amador.
Cada uma das carteiras estabelece distâncias e tipos de embarcações que podem ser pilotadas pelo portador.
O processo para tirar habilitação é bem simples e de responsabilidade das Capitanias dos Portos (órgão emissor, sob responsabilidade da Marinha do Brasil). Os cursos de capacitação para os testes são realizados por escolas náuticas (semelhantes a autoescolas).
Onde Navegar
Parte da escolha de qual embarcação comprar também está envolvida onde são as principais pretensões de se navegar: mar, rios, represas. Para cada tipo de água navegável, um tipo de casco, motor e estrutura é mais recomendado.
Sendo assim, saber onde vai querer navegar ajuda muito na hora de decidir qual barco comprar.
Exemplo: em mar aberto, sugere-se que o casco seja mais alto e resistente. Esse detalhe melhora a segurança, o desempenho e a durabilidade da embarcação.
Valores
O tipo de embarcação está diretamente ligado ao tamanho do bolso e ao interesse em investir. Existem opções de todos os tamanhos e valores, o que define a melhor compra é o objetivo em usar sua embarcação.
Em números, é possível comprar uma pequena embarcação para pesca por 40 mil reais e não há limites para os valores e possibilidades que uma embarcação pode oferecer.
Para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e fazer uma compra de barco segura, recomendamos o curso A ARTE DE COMPRAR BARCOS, ministrado por Marcio Ishihara, CEO do Bombarco.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado, Marcio oferece um curso completo para quem deseja comprar um barco sem dor de cabeça e sem perder dinheiro. Não perca essa oportunidade de aprender com um dos maiores especialistas do setor!